4 aulas, 2h30 cada

Oito grandes diretores, oito maneiras distintas de contar histórias e encantar plateias, em filmes embalados por trilhas sonoras inesquecíveis. Ilustrado por cenas marcantes, o curso analisará a estética da obra de mestres do cinema mundial, como Stanley Kubrick, David Lynch, Alfred Hitchcock, Bernardo Bertolucci, Quentin Tarantino, Sergio Leone, Steven Spielberg e George Lucas. Percebendo a importância do uso da música tanto na construção narrativa quanto na criação de uma marca autoral através dela, o aluno passa a enxergar e a ouvir um filme de outra maneira, enriquecendo sua experiência cinéfila a partir de então. Entre os diversos filmes que terão trechos exibidos, estão “Um Corpo Que Cai”, “Era Uma Vez no Oeste”, “Laranja Mecânica”, “O Último Tango em Paris”, “E.T., O Extraterrestre”, “Star Wars”, “Veludo Azul” e “Pulp Fiction”.


AULA 1 ALFRED HITCHCOCK e SERGIO LEONE:

Redefinindo o suspense e o western através da música. As parcerias que praticamente transformaram os compositores Bernard Hermmann e Ennio Morricone em co-autores dos filmes.

AULA 2 – STANLEY KUBRICK e BERNARDO BERTOLUCCI:

Subvertendo o sentido de temas clássicos através do uso irônico da música; a emoção à flor da pele traduzida pelas trilhas.

AULA 3STEVEN SPIELBERG e GEORGE LUCAS:

o cinema de entretenimento redescobre a música clássica de Hollywood; heróis e vilões que ganham vida fora das telas com seus temas inconfundíveis.

AULA 4 – DAVID LYNCH e QUENTIN TARANTINO:

mistério, humor, delírios e o uso criativo da música pop.