Marcelo Janot é crítico de cinema do jornal O Globo desde 2006 e editor do website Criticos.com.br, além de ministrar regularmente cursos livres de cinema. Depois de publicar artigos e ensaios em diversos livros, em 2018 lançou o livro “Revisão Crítica”, em que faz a crítica de seus próprios textos publicados em 25 anos de experiência.

Formado em jornalismo pela PUC-Rio em 1992, iniciou sua carreira na Tribuna da Imprensa no mesmo ano, passou pelo jornal O Dia e foi repórter e crítico de cinema do Jornal do Brasil de 1996 a 2002, com textos publicados na Revista Programa e no Caderno B. No início dos anos 2000, trabalhou também como redator para o canal Multishow. Em 2002, fundou, junto com outros críticos com experiência na mídia impressa, o site Críticos.com.br.

Foi presidente, entre 2003 e 2006, da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Como membro da FIPRESCI, a federação internacional dos críticos, integrou o júri da crítica em festivais internacionais como Rotterdam, Havana e San Sebastian, entre outros. Colaborou com diversas publicações brasileiras e estrangeiras, como a revista francesa Positif e a edição espanhola da Cahiers Du Cinéma. Na TV, trabalhou por oito anos como crítico e comentarista do canal Telecine Cult. Foi colunista do programa Revista do Cinema Brasileiro (TV Brasil) e apresentador do programa Tela Aberta (TV Bandeirantes). No rádio, foi colunista de cinema da Rádio Sul America Paradiso e roteirista e apresentador do programa Identidade Brasileira, na Globo FM.

Paralelamente, desenvolveu uma carreira sólida como DJ, com três CDs lançados e apresentações em megaeventos como o show dos Rolling Stones na Praia de Copacabana em 2006, onde tocou para 1 milhão de pessoas.

Em breve vem mais novidade por aí…